quarta-feira, 8 de junho de 2011

Doenças no Sistema Digestorio

Doenças do sistema digestório
O sistema digestório (também conhecido como digestivo) é responsável pela função de absorção e transporte de todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do corpo humano e para seu metabolismo. Também tem importante papel na eliminação de significativa parcela das impurezas do organismo. O funcionamento regular do sistema pede o funcionamento conjunto de todos os órgãos e partes digestivas e estas são algumas doenças e distúrbios causados pelo funcionamento anormal do sistema:
Infecções Intestinais: causadas por contaminado por vírus ou bactérias. A forma mais comum de infecções é a inflamação da mucosa do estômago e do intestino (gastrenterites), que causa sintomas como dor de barriga, diarreia e náuseas. Distúrbios causados por bactérias como salmonelas podem representar perigo se não tratadas corretamente. Cólera e febre tifoide também fazem parte das doenças que exigem tratamento urgente e específico
Diarréia: também bastante comum, pode ser causada pela ingestão de alimento deteriorado, por nervosismo, alergia etc. A consequência primária é a desidratação. Entretanto, um alerta deve ser feito: várias doenças graves apresentam a diarréia como um dos sintomas.
Úlceras Pepticas: são feridas causadas peça ação dos sucos gástricos na parede do tudo digestório. Quando uma úlcera atinge a camada muscular, ocorre lesão dos vasos sanguíneos, e hemorragias. Em casos mais preocupantes, através da úlcera mais profunda, bactérias podem atingir a cavidade abdominal, causando inflamação de membranas e a consequente morte. O tratamento mais indicado para tais casos mais graves é a remoção das partes comprometidas por cirurgias.
Distúrbios hepáticos: Comuns e preocupantes, pela consequência dolorosa. As pedras na vesícula, por exemplo, é uma doença deste tipo. Um dos constituíntes da bile é o colesterol e quando ele não combina com os sais biliares, torna-se completamente insoluvel, formando pequenos grãos no interior da vesícula biliar. Pessoas que se alimentam de comida gordurosa têm mais chances de desenvolver os distúrbios.
Pancreatite: o pâncreas funciona anormalmente e retem suco pancreático, atacando as celulas. O resultado pode ser uma inflamação do pâncreas (a pancreatite), muitas vezes fatal.
Câncer de colo intestinal: Nos países desenvolvidos, esse é um dos casos mais comuns de câncer. Está relacionada com dietas alimentares pobres em fibras. Na falta de fibras, mucosa intestinal fica mais tempo em contato com eventuais substâncias cancerígenas presentes nos alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário